jump to navigation

Thanksgiving Friday, November 28, 2008

Posted by Ágata in Textos aleatórios.
trackback

Como palavra, acho Thanksgiving mil vezes mais bonito que Ação de Graças. Ação de Graças me parece tão formal, religioso, sério. Thanksgivin Day é só o “dia de dizer ‘obrigado'”. Tão mais simples, tão mais no que deve ser o espírito da coisa…
Não que eu saiba e tals, já que minha viagem mais distante foi pra Porto Seguro, e também porque eu vou adminir que sempre detestei os EUA. de preeconceito mesmo, já que nunca fui e nunca quis aprender muito sobre os hábitos e culturas daquele lado de cima, e achava o povo todo de lá ignorante no mais puro sentido de “sem cultura”. Ainda bem que a gente cresce, viu?


Nem foi tanto a faculdade de letras que me vez mudar essa visão, já que lá eu também não acreditava nos metidinhos a intelectuais com camisetas de “I love NY”. Teve bastante influencia literária, porque eu via o Marcos e o pai dele gostarem de Steinbeck que eu pensava “não é possível, esse cara deve ser bom”, porque eram gostos literários que, convenhamos, eu respeitava. Li As Vinhas da Ira ainda sem saber apreciar mesmo um livro, mas mesmo só engolindo o cara impunha um respeito. Pouco tempo mais tarde li Ratos e Homens, e já dava pra degustar. Ano passado li A Leste do Éden, e puta-que-o-pariu-que-livro-fantástico. Fazer o que, tive que admitir que há muito tempo atrás os EUA eram capazes de fazer coisas boas.
Aí eu li Bukowski e fui obrigada a adminir que não tão antigamente eles também tinhas alguns talentos fodas. Aí eu li Fitzgerald e me apaixonei profundamente pela Era do Jazz. Meu único consolo é que todos eles já estavam mortos, então pelo menos eu podia dizer que atualmente os norte-americanos eram todos cabeças de vento.
Aí apareceu o filho da mãe do Obama. E eu, com feeds em inglês e sobre inglês, sempre acabava lendo sobre ele aqui e ali. E ele foi eleito, e li vários artigos sobre o discurso da vitória. Fui ler o tal do discurso, e foi a primeira vez na minha vida que eu senti inveja dos americanos, que quis fazer parte daquilo que está acontecendo por lá. Tudo culpa do Obama.
E pelos feeds de sites e blogs eu acabei criando um contato muito maior com a terra do Tio Sam, meio que entrando pela porta dos fundos pra descobrir como eles pensam, o que eles fazem. Coisas que eu nem imaginava que funcionavam assim, na minha cabecinha de “estados unidos é ruim e pronto”. Aprendi a importancia toda que eles dão pro Haloween, o tamanho do que é o Thanksgiving pra eles. Ainda não morro de vontade de visitar, mas pelo menos agora eu acho que pode haver vida inteligente por lá.
E tudo isso viajando sobre a ação de agradecer, dizer obrigado, que só eles celebram todos os anos. Claro que as origens históricas não vão se repetir, mas a idéia é boa. Um dia pra lembrar de agradecer tudo de bom que vem acontecendo no ano, um dia pra agradecer as pessoas que nos fazem e que nos fizeram companhia. Fiquei pensando nisso porque eu queria até que tivesse um dia desses por aqui pra poder agradecer ao que está acontecendo. Que eu deixei de ser cabeça dura, e tenho me divertido tanto que, cara, é até estranho. Não totalmente sem reservas ainda, tem coisa que fica na gente que não devia ficar, mas… acho que seria, principalmente, pra agradecer que eu não me sinto mais sozinha.
E vai tudo dar certo. Providência divina.
(é, texto gigante, mudando completamente de assunto, eu sei. Mas levem em conta o tempão que eu passei sem escrever, acho que até desacostumei. Vão ter que me aguentar por enquanto)

Comments»

1. DenzelWE - Monday, November 2, 2009

Hello everyone, Happy Happy Halloween!!


Leave a Reply

