jump to navigation

Playing God Monday, September 15, 2008

Posted by Ágata in Pensando..., Textos aleatórios.
trackback

Tem gente que escreve pros outros. Pra ajudar os outros, pra que se identifiquem, achem pontos em comum. Eu admiro isso, mas não consigo. Escrever, pra mim, é essencialmente egoísta e extremamente egocêntrico.

Escrita é pessoal. Você nunca vai vai saber exatamente o que o autor estava pensando, em compensação vai pensar coisas inimagináveis pra quem escreveu. E essa é justamente a graça que torna a escrita única pra cada pessoa, em cada leitura, dependendo do momento, da cabeça, do sentimento, de qual frase vai te dar um tapa na cara ou vai criar aquela imagem na sua cabeça que você não vai esquecer mais, mesmo que não lembre do resto do contexto. Por isso eu não me preocupo com que me entendam – o que o texto diz pra mim ele diz só pra mim (mas claro, adoro saber que ele também disse algo pra outras pessoas :) )

Eu escrevo pra brincar de Deus. Escrevo porque, quando estou escrevendo, posso criar o que quiser. Posso fazer com que tudo aconteça do jeito que eu quero – o encontro, a despedida, as cores do céu da tarde ou a sensação de arrepio na nuca. Tudo. Posso conjurar todos os sentimentos, explicar todos os fatos, viver tudo de todos os lados de todas as maneiras possíveis.

Escrevo pra me vingar, porque quem eu quiser que sofra, sofre. E pra me apaixonar, porque quem eu quiser que ame, ama.

Escrevo pra compensar e dar um final feliz a quem é triste e eu acho que não deveria ser.

Escrevo pra poder, no meu mundo, cuidar de quem eu gosto e não posso cuidar, porque assim talvez meu mundo passe um pouco pro mundo aqui fora e as pessoas sejam um pouco mais protegidas pelos meus pensamentos.

Escrevo a tristeza e a melancolia, e as saudade e o caminho mais difícil, porque isso faz parte de mim e consequentemente do meu mundo, e pra tentar mostrar que, mesmo sendo o que são, há beleza neles. Muita.

As vezes escrever é a única chance de dizer palavras que nunca vão sair da minha boca pra pessoas que nunca irão ouvir. É a última chance pro que eu não fui ou não sou capaz de falar.

É aonde eu tenho coragem de xingar e de gritar pedindo socorro, mesmo que seja pra mim mesma. E é aonde eu crio meu resgate.

No mundo que eu crio é aonde há a oportunidade de ouvir frases que eu não vou ouvir, beijar bocas que eu não vou beijar e receber abraços que não vão me envolver.

Onde o abismo pisca e o lobo da estepe uiva ao longe, ao mesmo tempo em que flores do deserto desabrocham com lágrimas, onde os pedidos são feitos no Vale dos Ovos Petrificados e aonde eu posso estar perto de todos que eu quero e gosto, mesmo que eles não saibam. Mesmo que eles não queiram aceitar. Não importa, aqui quem manda sou eu.

É escrevendo que eu me afasto e me aproximo.

Pensar em fazer já é a ação em si, percebem?

Comments»

1. Nathasha - Monday, September 15, 2008

“Pensar em fazer já é a ação em si, percebem?”
Na verdade… não.

(Mas é pq minha cabeça vai ficar ocupada com epitélios, prazos q eu não cumpro, organização que me falta, sorte que me sobra e cervos-do-pantanal/pacas/perdizes/cervos-gênero-manzana/catar soja pra fazer ração.)

Eu faço as coisas imaginando mesmo. Mas sinceramente, nos textosque vc escreve eu não vejo mais melancolia.
Na boa, não acho que tenha visto melancolia e tristeza em você mais que duas vezes na minha vida inteira. Pq melancolia é quando vc emerge numa tristeza e nostalgia. E quem sabe que tristeza faz parte da vida e luta e quebra a cara, não é mais melancólico. ;)

2. Enrique - Monday, September 15, 2008

…E então ela criou o universo todo em alguns bytes de texto =). Texto fantástico de tão fantástico, dona Ágata! ( eu costumava visitar seu blog antigo, a loooong time ago…lembra de mim? O hobbit inútil…)

3. shimn - Saturday, September 20, 2008

-Voz do Além-

“por que eu gosto de desenhar? Venha cá, eu vou te mostrar.

vejá esse desenho. Sabe por que está chovendo rosas?

porque eu quis.
Por isso eu gosto de desenhar”

É Agata.. eu entendo!


Leave a Reply

