jump to navigation

Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley Monday, July 7, 2008

Posted by Ágata in Citações.
Tags: , ,
trackback

– Não é bem isso. Estou pensando numa sensação estranha que experimento às vezes, a sensação de ter alguma coisa importante a dizer e o poder de exprimi-la… só que eu não sei o que é, e não posso utilizar esse poder. Se houvesse algum outro modo de escrever… Ou, então, outros assuntos a tratar… – Calou-se; depois: – Você vê, eu sou bastante hábil em inventar frases, quero dizer, essas expresões que nos dão um sobressalto, quase como se a gente se sentasse sobre um alfinete, tão novas e excitantes elas parecem, embora se refiram a alguma coisa hipnopedicamente óbvia. Mas isso não parece suficiente. Não basta que as frases sejam boas, seria preciso que o que delas se fizesse também fosse bom.
– Mas as coias que você produz, Helmholtz, são boas.
– Ah, sim, dentro dos seus limites. – Helmholtz deu de ombros. – Mas são limites tão extreitos! O que eu faço, de certo modo, não é bastante importante. Sinto que poderia fazer coisas bem mais importantes. Sim, e mais intensas, mais violentas. Mas o que? O que é que há de mais importante para dizer? E como é possível dizer algo violento sobre assuntos do gênero que se é forçado a tratar? As palavras podem ser como os raios x, se as usarmos adequadamente: penetram em tudo. A gente lê e é trespassado. Essa é uma das coisas que eu procuro ensinar aos meus alunos: como escrever de modo penetrante. Mas de que diabos serve uma pessoa ser trespassada por um artigo sobre Cantos Comunitários ou sobre o último aperfeiçoamento dos órgãos aromáticos? Além disso, será possível fazer com que as palavras sejam verdadeiramente penetrantes – quero dizer, como os raios x mais duros – quando se trata de assuntos desse gênero? Pode-se dizer alguma coisa a respeito de nada? É a isso, afinal, que se reduz a questão. Eu tento, eu me esforço…

Comments»

1. °Rafa° - Tuesday, July 8, 2008

Então… fiquei pobre esses dias.
Vou pra ai assim que der, prometo.
Mas e você que vem pra ca e nem me liga?? rsrsrs

=***


Leave a Reply

